Quais são as estrelas que estão arrebentando na temporada 2023 da MLS?

Todos os fãs de esportes ao redor do mundo adoram descobrir aqueles jogadores “escondidos”, que podem mudar o rumo de uma temporada. Eles são os anti-heróis que esperam por seu momento para se revelarem ao grande público e brilharem.

Mas os fãs gostam ainda mais quando suas estrelas estabelecidas conseguem brilhar. Eles esperam que esses jogadores – que na MLS geralmente são jogadores franquia – carreguem o peso de suas respectivas equipes em direção aos playoffs.

A MLS 2023 tem um punhado de jogadores que identificamos como estrelas. Mas estão todos eles à altura do que se espera? Casey Dunau realizou essa análise para MLSsoccer.com, que compartilhamos em MLS Español.

SUPERANDO EXPECTATIVAS

Thiago Almada – meio-campo, Atlanta United FC

Thiago Almada Crédito: Brett Davis/Brett Davis-USA TODAY Sports
Thiago Almada Crédito: Brett Davis/Brett Davis-USA TODAY Sports

Para qualquer estrela do futebol, é difícil superar as expectativas: o que se espera deles é um jogo diferente, de alta qualidade, depois de chegarem à MLS como figuras em suas ligas de origem.

Mas às vezes esse fenômeno acontece, e eles conseguem alcançar níveis muito maiores ao que se esperava deles. Com 21 anos, Thiago Almada vem de levantar a taça da Copa do Mundo com a Argentina em dezembro, e foi o protagonista de um início de temporada espetacular em 2023 na MLS. Ele já foi eleito duas vezes Jogador da Rodada nessa temporada, além de Jogador do Mês em uma ocasião, somando até agora 4 gols e 5 assistências em seis jogos. Em 2023, tem sido um jogador chave para o Atlanta e quase impossível de enfrentar para seus adversários.

NO NÍVEL ESPERADO

Héctor Herrera – meio-campo, Houston Dynamo FC

Héctor Herrera Crédito: Kelley L Cox/Kelley L Cox-USA TODAY Sports
Héctor Herrera Crédito: Kelley L Cox/Kelley L Cox-USA TODAY Sports

Depois de ter um 2022 bastante decepcionante, a temporada do DP mexicano em 2023 está até agora muito boa. Apesar dos maus prognósticos, o Dynamo está em sétimo na Conferência Oeste, com um jogo a menos disputado do que seus rivais na Conferência.

HH esteve no centro de todo o melhor que aconteceu em 2023 para o Houston. De acordo com a TruMedia, Herrera é o jogador que mais encosta na bola em sua equipe (quase 50% a mais do que o segundo colocado), com o maior percentual de passes, a terceira melhor marca em criação de oportunidades e o segundo melhor em recuperação… Pegou a ideia? A habilidade de Herrera tem sido crucial na mudança de estilo que o Dynamo experimenta em 2023, sob a liderança do treinador Ben Olsen, que claramente dá mais importância à posse de bola.

Não se pode esquecer que Héctor Herrera também se faz presente no gol adversário: já tem 2 gols e 2 assistências em 539 minutos de jogo, o que já marca uma diferença positiva em relação aos números do ano passado: 0 gols e 1 assistência em 682 minutos jogados.

Jesús Ferreira – atacante, FC Dallas

Jesús Ferreira Crédito: Eric Espada/Eric Espada-USA TODAY Sports
Jesús Ferreira Crédito: Eric Espada/Eric Espada-USA TODAY Sports

O jogador dos Estados Unidos (que marcou um gol na quarta-feira contra o México no amistoso de Glendale, Arizona) está discretamente apontando para outra grande temporada, depois de marcar 18 gols e dar 6 assistências em 2022 (o que lhe permitiu entrar na equipe ideal da MLS do ano passado). Em 2023, ele já marcou 5 gols em oito jogos. Boa marca, não!?

A qualidade técnica de Ferreira permite que ele flutue entre as linhas, ajude a ditar a posse de bola a favor de sua equipe e apareça no momento ideal para finalizar na área adversária.

Em 2023, o FC Dallas parece ser uma equipe mais direta, e Ferreira mostrou que sabe como aproveitar as orientações do treinador Nico Estévez. A capacidade do atacante de mudar estilos e posições é uma marca registrada de Jesús Ferreira.

CHEGANDO NAS EXPECTATIVAS

Hany Mukhtar – meio-campo, Nashville SC

Apr 8, 2023; Nashville, Tennessee, USA; Nashville SC midfielder Hany Mukhtar (10) handles the ball during the first half against the Toronto FC at Geodis Park. Mandatory Credit: Christopher Hanewinckel-USA TODAY Sports Crédito: Christopher Hanewinckel/Christopher Hanewinckel-USA TODAY Sports
Apr 8, 2023; Nashville, Tennessee, USA; Nashville SC midfielder Hany Mukhtar (10) handles the ball during the first half against the Toronto FC at Geodis Park. Mandatory Credit: Christopher Hanewinckel-USA TODAY Sports Crédito: Christopher Hanewinckel/Christopher Hanewinckel-USA TODAY Sports

Mukhtar não teve um começo de temporada fácil em 2023, já que uma lesão o impediu de jogarem sua melhor forma até agora. Apesar disso, o alemão já acumula 3 gols e 2 assistências neste ano.

No entanto, se espera mais de Mukhtar, que foi eleito MVP e artilheiro da MLS ano passado. Ninguém espera que ele atinja os 23 gols e 11 assistências do ano passado (que representaram 65,4% da produção ofensiva do Nashville na última temporada), mas seu desempenho na temporada passada dá esperança de que Hany possa contribuir mais com sua equipe.

O grande problema para o Nashville é não ter uma “segunda opção” consistente que possa acompanhar Mukhtar no ataque. A equipe ainda depende muito da figura de Mukhtar no ataque.

Riqui Puig – meio-campo, LA Galaxy

Riqui Puig Crédito: Troy Taormina/Troy Taormina-USA TODAY Sports

Riqui Puig ainda não tem gols ou assistências em 2023, mas qualquer pessoa que viu El Tráfico no último domingo sabe que o ex-jogador do FC Barcelona teve momentos de bom futebol – pelo menos ocasionalmente. No derby, o catalão esteve em toda a parte do campo, chutando de fora da área ou dando um passe pra gol (que acabou não se concretizando) para Chicharito Hernández.

Atualmente, suas estatísticas estão longe dos 3 gols e 5 assistências que ele conseguiu em 10 jogos disputados em 2022. Em algum momento, o jogador e a comissão técnica terão que decidir sobre a utilidade de fazer com que Puig recue tanto no campo, em vez de jogar alguns metros mais à frente, perto da zona de definição.

Brandon Vázquez – atacante, FC Cincinnati

Brandon Vázquez Crédito: Aaron Doster/Aaron Doster-USA TODAY Sports

Não dá para negar: Vázquez teve um começo de ano um pouco abaixo do que mostrou em 2022, temporada em que terminou com 18 gols e 8 assistências. Em 2023, marcou apenas um gol e uma assistência em oito jogos.

o FC Cincinnati ocupa a segunda posição da Conferência Leste, apesar da derrota pesada por 5 a 1 no último domingo contra o St. Louis CITY SC. Em grande parte, o sucesso da equipe de Pat Noonan este ano tem sido tirar proveito de vitórias “feias”, ganhando por apenas 1 a 0 (já são quatro dessas). Embora Vázquez não tenha estado muito presente no placar, sua contribuição para a construção das jogadas de ataque e o esforço que ele coloca parecem ter bastante importância.

Por enquanto, a recompensa para Vázquez é o bom momento de sua equipe, graças ao “trabalho sujo” que o atacante consegue imprimir.

NÃO ESTÃO NO NÍVEL ESPERADO

Sebastián Driussi – meio-campo, Austin FC

Sebastián Driussi Crédito: Scott Wachter/Scott Wachter-USA TODAY Sports

Até agora, a temporada de 2023 tem sido algo decepcionante para o argentino, com apenas 1 gol e 1 assistência. No entanto, Driussi teve alguns momentos de brilho, como o gol que marcou na primeira rodada ou o duplo tento contra o Violette AC do Haiti na Liga dos Campeões da CONCACAF.

O fraco desempenho de Driussi faz parte de uma campanha decepcionante até agora para a equipe da capital do Texas. O número 10 precisa que o jogo coletivo ao seu redor contribua com sua evolução. Alguma coisa mudou em relação à temporada passada, mas Austin ainda não encontrou a solução para identificar o problema.

Evander – meio-campo, Portland Timbers

Evander Crédito: Troy Wayrynen/Troy Wayrynen-USA TODAY Sports

Nosso compatriota chegou à MLS como alguém que seria capaz de mudar jogos, com experiência comprovada por aqui e na Dinamarca, onde se tornou o jogador com mais assistências na edição atual da Liga Europa. Mas nada disso foi percebido ainda em Portland.

Ainda há muito tempo para o carioca se atualizar com os Timbers. Se o ataque do Portland começar a funcionar bem sem a presença de Evander em campo (como aconteceu no último sábado com a goleada de 4 a 1 contra o Seattle Sounders), talvez seja difícil para o meia encontrar um lugar na escalação titular.

Josef Martínez – atacante, Inter Miami CF

Josef Martínez Crédito: Vincent Carchietta/Vincent Carchietta-USA TODAY Sports

Como sabemos, Josef Martínez sofreu uma baita lesão no início de 2020 que o deixou fora dos campos por um longo período de tempo. A recuperação do MVP da MLS de 2018 foi complicada e prolongada no Atlanta United. Mas sua transferência para o Inter Miami antes do início da temporada de 2023 foi vista como uma oportunidade de ressurgimento.

Justas ou não, as expectativas em torno do venezuelano eram altas. Martínez ainda não marcou nenhum gol para a sua equipe, que acumula derrotas nas últimas semanas.

Será que Josef e Leo Campana podem reverter a situação negativa no sul da Flórida?

Lorenzo Insigne – atacante, Toronto FC

Lorenzo Insigne Crédito: Nick Turchiaro/Nick Turchiaro-USA TODAY Sports

O DP italiano não tem estado 100%l até agora em 2023. Os melhores 14 minutos que ele jogou no último fim de semana foram os primeiros que Insigne jogou oficialmente desde que se lesionou na primeira rodada.

Com o salário mais alto de toda a MLS, as performances de Insigne desde sua chegada ao Canadá em 2022 não estiveram à altura do esperado. O desafio para o napolitano é jogar com o calibre que se espera de um MVP, após o enorme investimento feito.

O megaprojeto do Toronto FC talvez não tenha muito tempo para esperar. O ressurgimento de Insigne não deve demorar para que o clube e o público não comecem a questioná-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *