A MLS

A Major League Soccer (MLS) é o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos, contando também com equipes do Canadá, tida como a primeira divisão profissional do esporte pela United States Soccer Federation, que é oficialmente membro da FIFA, e que ajuda a promover este desporto nos EUA.

Disputada em dois estágios, a competição tem seu início em março e término em outubro de cada ano, com cada equipe disputando 34 partidas no total; o time com o maior número de pontos na primeira fase da competição é premiado com a taça Supporters’ Shield, sendo que a segunda fase é disputada pelos 12 melhores times da primeira em sistema eliminatório, com uma grande final chamada de MLS Cup. O vencedor da segunda fase, consequentemente, é nomeado o grande campeão da MLS. A liga tem adesão fixa como a maioria das ligas esportivas nos Estados Unidos e Canadá, o que a torna uma das poucas ligas de futebol que não usa um processo de promoção e rebaixamento.

A qualidade de jogo em solo norte-americano melhorou consideravelmente desde que a liga foi fundada, em 1996 e resultou no sucesso da Seleção Americana na Copa do Mundo de 2002 alcançando as quartas de finais pela primeira vez desde 1930; muitos dos jogadores da equipe nesta Copa do Mundo faziam ou fizeram parte da MLS.

A primeira temporada foi jogada em 1996. A MLS passou por dificuldades financeiras e operacionais em seus primeiros anos, perdendo milhões de dólares, com dois times falindo em 2002. Desde então, desenvolvimentos como a proliferação de estádios específicos para futebol, a implementação da Regra do Jogador Designado, permitindo que os times contratem jogadores famosos como David Beckham, e contratos de TV nacional tornaram a MLS lucrativa. Com uma média de público de mais de 20.000 por jogo, a MLS tem a quarta maior média de público de todas as principais ligas esportivas profissionais nos Estados Unidos e Canadá, e é sétima liga de futebol profissional com maior público em todo o mundo desde 2013.

Na temporada de 2022, após a inclusão do St. Louis City Soccer Club a liga é composta de 29 times, sendo 27 dos Estados Unidos e 3 do Canadá. Os times são dividas entre duas “conferências”: leste e oeste. Cada time joga dois jogos, em casa e fora, contra todos os times de sua conferência e um jogo contra todos da conferência oposta. A liga planeja expandir para 30 clubes, com planos para as cidades de Las Vegas, Phoenix e San Diego. O Sacramento Republic FC, que teve sua vaga confirmada na liga, desistiu de pagar a taxa de entrada na liga e espera por investidores, e por isso tem sua situação indefinida.