Share
Fantasy MLS: Compre seus jogadores favoritos, monte seu time e vença seus amigos

Fantasy MLS: Compre seus jogadores favoritos, monte seu time e vença seus amigos

O Fantasy da Major League Soccer é uma das atrações da liga a cada temporada. É uma maneira divertida de interagir com outros torcedores, tanto aqui do Brasil quanto de outros países. Então vou detalhar para vocês o básico do joguinho: como montar o time, como fazer transferências, como entrar em ligas, e outras dicas.

Logo de cara deixo bem claro que esse Fantasy não tem nada a ver com o Cartola do Campeonato Brasileiro, quase não há semelhanças entre os formatos. Se você é fanático pela versão brasileira, poderá ter dificuldades no inicio. A principal mudança é que no Cartola você pode fazer quantas mudanças quiser a cada rodada, no Fantasy da MLS são duas por semana (com raras exceções). Pode fazer três, quatro, cinco, mas o seu time será penalizado com quatro pontos descontados a cada alteração que ultrapasse o limite.

Os principais motivos para jogar o Fantasy Soccer Manager: comprar seus jogadores favoritos, por exemplo. Vencer o seu amigo, “mitar” na rodada, escolher aquele cara desconhecido e ele marcar dois gols, etc. É muito divertido.

Acompanhe a MLS da Depressão no facebook e twitter

CRIANDO O TIME

Vamos lá! Crie sua conta no site da MLS (Sing Up no lado superior direito). Depois clique neste link. STAR PLAYING e comece a montar seu time. Você terá $ 120 para contratar 16 jogadores. Vendo assim, parece fácil: “Vou com Villa, Kaká, Giovinco, Lampard, Gerrard e Drogba”. Calma, jovem. O dinheiro voa neste jogo. Você precisará comprar dois goleiros, cinco defensores, cinco meio-campistas e quatro atacantes. A escolha é muito intuitiva, pois há vários filtros que facilitam a sua escolha. Lembre-se, há um limite de jogadores por time, não seja um clubista de querer colocar nove jogadores da mesma franquia.

Player Filter

Após contratar os 16 cavaleiros do apocalipse, você clica no botão ENTER SQUAD. Coloque o nome do seu time, escolha o time que você torce (isso é importante para as ligas), selecione a caixa de receber e-mails com atualizações e dicas da MLS e depois selecione a caixa de “concordo com os termos”. Avance.

Feito isso, você verá um campinho com as camisas mais lindas do mundo. Arrume seu time clicando na camisa do jogador, onde temos as opções de troca (seu jogador ficará com status verde e os da mesma posição ficarão laranja, então é só clicar e trocar), opção de torna-lo capitão e ver informação. Dá para mudar a formação: tire um zagueiro e coloque um meio-campista, deixa de ser 4-4-2 e vira 3-5-2. Lembre-se de clicar em SAVE YOUR TEAM. Tem que salvar as mudanças, né fera??

Para fazer negociações: Menu My Team > Transfer Players. Clique no jogador desejado, depois em remove player, depois é só ir na barra lateral direita e procurar pelo jogador desejado. Antes da primeira rodada você pode mudar quantas vezes desejar.

LIGAS

Existem dois tipos de ligas neste Fantasy da MLS:

Classic: Quem fizer mais pontos nas 34 rodadas vence. Parecido com as ligas do Cartola.

Head 2 Head: Confrontos entre os participantes a cada rodada. Temos 12 jogadores em uma liga, então serão seis jogos por rodada. Vencedor leva três pontos, empate dá um ponto para os azarados (empatar é uma das coisas mais raras nesse jogo) e a derrota não vale nada, zero ponto. Dependendo da Liga, as últimas rodadas viram playoffs, com o primeiro enfrentando o 16º, o segundo pegando o 15º e assim por diante, até chegar à final, que acontece na última rodada da temporada regular. “Mas e em uma liga com 11 jogadores, um vai folgar?”. Não! O sistema do jogo cria um time com a média da rodada. É vergonhoso perder para o time da máquina.

Vamos aprender a entrar em uma liga. Se você ainda não prestou atenção, tem um menu na parte superior da tela do seu PC da Xuxa: Home, My Team, Research, Advice, Leagues, Schedule, About e Logout. Clique em Leagues e CREATE AND JOIN NEW LEAGUES, depois JOIN A LEAGUE, se você for entrar em uma já existente, ou CREATE A LEAGUE, se vai fazer uma nova liga. Volto a falar que é muito intuitivo. Temos ligas privadas e publicas. Se você vai entrar em uma liga privada, peça ao dono o código. Basicamente: “create and join new leagues” , depois em “join a league”, “join private league” e então copie o código e clique no botão abaixo do campo de texto.

Código para a Liga Clássica do Portal MLS Brasil: 3259-2062

PONTUAÇÃO

Ação Pontos
Jogar uma partida 1
Jogar pelo menos 60 minutos (+ pontuação anterior) 2
Para cada gol marcado por um goleiro ou defensor 6
Para cada gol marcado por um meia ou atacante 5
Para cada assistência 3
Para cada assistência secundária (estilo americano) 3

Na MLS, se você deu um passe na ponta, o seu companheiro cruzou e o atacante marcou de cabeça, você recebe o mérito de assistente na jogada. É comum lá, estranho, mas vale.

Ação Pontos
Clean Sheet do goleiro (tem que jogar pelo menos 60 minutos) 4
Seu defensor não sofrer gols (mesma regra dos 60 minutos) 4
O time do seu meio-campista não sofreu gol (regra dos 60’) 1
Para cada 3 defesas (saudades Hamid, volte logo) 3
Para cada 2 gols sofridos pelo goleiro e defensor -1
Para cada 4 “clearances” 1
Para cada 4 bloqueios de chutes 1
Para cada 4 interceptações 1
Para cada 4 divididas 1
Para cada 6 bolas recuperadas 1
Erro que resultou em gol do adversário -1
Gol contra -2
O atacante que cruzou/chutou no gol contra 1

 

Ação Pontos
Cartão Amarelo -1
Cartão Vermelho -2
Perdeu o pênalti -2
Sofreu o pênalti 2
Defendeu o pênalti (TAFFAREELLLLLL) 5

Confira todas as pontuações

DICAS PARA MONTAR O TIME

Não é uma boa ideia lotar o time com jogadores famosos, pois eles são caros e faltará dinheiro para comprar outros jogadores. Aposte em caras eficientes e baratos. O capitão tem valor dobrado. Giovinco foi selecionado por mais de 60% dos participantes, ele é o indicado para receber a faixa. Lembre-se que alguns times jogam duas vezes na mesma semana, então a pontuação valerá em ambos os jogos (Diferente do Cartola que não vale jogo isolado, por exemplo).

Duas notas importantes: Wildcard. Você tem essa opção disponível a qualquer momento na temporada a partir da segunda rodada. Só podem duas alterações no roster por rodada, então esse “curinga” serve para você mudar todo o roster de uma vez sem ser penalizado. Outro ponto: prazo de transferência. O mercado “fecha” no horário marcado do primeiro jogo daquela rodada.

Gostou das dicas, leu tudo? Entre na liga oficial do Portal MLS Brasil. Código: 3259-2062

fantasy mls 2

Deixe um comentário

comentários