Share
Fantasy MLS: Transferências ilimitadas, menos grana e elenco enxuto

Fantasy MLS: Transferências ilimitadas, menos grana e elenco enxuto

Olá, galera. Tudo bem? Estamos nos aproximando de mais uma temporada e com ela temos também o Fantasy, uma ferramenta que sempre agrega e une ainda mais os fãs da liga tanto aqui no Brasil quanto em outros lugares do mundo. Basicamente é o “cartola” da Major League Soccer. Temos algumas novidades importantes, que vão impactar diretamente no desenvolvimento do jogo ao longo das rodadas.

Para os novatos, esse jogo é uma forma de você se aproximar ainda mais da liga, onde se torna necessário conhecer os mais variados jogadores, entender os cenários de cada partida e procurar dar uma de Mãe Diná na escolha de seus atletas. Você vai selecionar titulares e reservas, entregar a faixa de capitão para um deles e esperar a primeira rodada. Vou fazer um pedido especial: jogue até o final da temporada. É meio broxante ver pessoas abandonando o jogo no meio do ano.

O básico do Fantasy da MLS: capitão tem pontuação dobrada. Reservas não tem pontos computados. Caso um titular não jogue, o primeiro reserva no banco o substitui na somatória final da rodada; exemplo: você escalou o Feilhaber, mas ele não jogou. O Shipp está no seu banco e marcou dois pontos, então ele entra como mudança automática após a rodada.

Principais mudanças: Agora o elenco é composto por 15 jogadores, mas o valor inicial em seu cofre foi reduzido para apenas 100 “trumpers” (Ano passado eram $120 e 18 jogadores). São dois goleiros, cinco defensores, cinco meio-campistas e três atacantes. Clean sheets para goleiros e defensores tiveram seus valores de pontuação aumentados de quatro para cinco. TRANSFERÊNCIAS ILIMITADAS POR RODADA. Acabou aquele bloqueio de apenas duas mudanças a cada semana.

Veja a lista de pontuações

Crie sua conta no site da MLS ou faça o login com tua conta. Selecione os 15 jogadores. Prossiga. Coloque o nome do seu time, escolha o time que você torce (isso é importante para as ligas), selecione a caixa de receber e-mails com atualizações e dicas da MLS e depois selecione a caixa de “concordo com os termos”. Avance. Arrume seu time clicando na camisa do jogador, onde temos as opções de troca (seu jogador ficará com status verde e os da mesma posição ficarão laranja, então é só clicar e trocar), opção de torna-lo capitão e ver informação. Dá para mudar a formação: tire um zagueiro e coloque um meio-campista, deixa de ser 4-4-2 e vira 3-5-2. Lembre-se de clicar em SAVE YOUR TEAM.

Existem dois tipos de ligas neste Fantasy da MLS

Classic: Vence quem fizer mais pontos nas rodadas. Parecido com as ligas do Cartola.

Código da Liga MLSSoccer.com.br: 14815-2883

Para entrar basta ir no menu do Fantasy: Leagues > Join new leagues > Join an existing league > Private Leagues > colocar o código. Ou entra automaticamente caso você tenha participado na temporada passada.

Head 2 Head: Confrontos entre os participantes a cada rodada. Ex: temos 12 jogadores em uma liga, então serão seis jogos por rodada. Vencedor leva três pontos, empate dá um ponto para os azarados (empatar é uma das coisas mais raras nesse jogo) e a derrota não vale nada, zero ponto. Dependendo da Liga, as últimas rodadas viram playoffs, com o primeiro enfrentando o 16º, o segundo pegando o 15º e assim por diante, até chegar à final, que acontece na última rodada da temporada regular. “Mas e em uma liga com 11 jogadores, um vai folgar?”. Não! O sistema do jogo cria um time com a média da rodada. É vergonhoso perder para o time da máquina.

Como montar um bom elenco e não vacilar no início da temporada?

O interessante aqui é você deixar de lado um pouco sua parte clubista e focar na pontuação. Claro que vai da mentalidade de cada um colocar jogadores que vão atuar contra seu próprio time. Errado não é, mas fica feio e o peso na consciência é seu. Podem ser escalados quatro caras da mesma franquia. Procure sempre dar espaço para aqueles baratos que vão render em campo e aumentar seu próprio valor. Após a primeira rodada, seria interessante que esses 100 “trumpers” iniciais se transformassem em 105 e não em 95, entende?

O ponto fundamental é conhecer vários jogadores. Ter Axel Sjöberg no time na temporada passada era muito comum para os que acompanham a liga. Ele rendeu muito bem. Os clichês também são importantes: Sebastian Giovinco neles! E outra, não escale zagueiros que vão jogar contra a formiga atômica ou Villa ou Adi ou BWP ou outros grandes atacantes. Lembre-se que não tomar gols vale cinco pontos para teu goleiro e zagueiros. Sempre tenha jogadores ativos em seu banco, que façam pelo menos alguns pontos, nada de terceiro reserva da pior franquia pelo preço barato.

Dicas de jogadores: Rosenberry (D/PHI), Lletget (M/LA), Roldan (M/SEA), Alphonso Davies (D/VAN), PC (D/ORL), Martinez (A/ATL) e Ebobisse (A/POR)

A dica final é ficar ligado nas notícias da liga. Siga as principais contas nas redes sociais e sempre leia o site da MLS antes das rodadas. Se você escalar seu time na terça-feira e deixar ele lá, pode ser que alguém se machuque durante a semana e não jogue, te prejudicando. Vale lembrar que há umas promoções criadas pela galera responsável pelo Fantasy, com brindes e outras coisas da loja da MLS. Vou deixar o link aqui para vocês lerem.

Deixe um comentário

comentários