Share
Especial: O dia em que o DC United venceu o Vasco da Gama para ser Campeão das Américas

Especial: O dia em que o DC United venceu o Vasco da Gama para ser Campeão das Américas

Apesar de ter sido eliminado da CONCACAF Champions League na noite da última terça (1), pelo Queretaro, o DC United é uma das únicas equipes americanas que tem boas lembranças da competição. Em 1998, quando a equipe tinha apenas 2 anos de idade, o bicampeão da MLS Cup fez história. Além de vencer a Champions League, se sagrou campeão das américas vencendo o Vasco da Gama, atual campeão da Libertadores, na extinta Copa Interamericana.

Fundado em 1968, o torneio, colocava a frente o campeão da América do Norte contra o Campeão da América do Sul e teve o Independiente como maior campeão, com 3 títulos. É verdade que a Copa Intercontinental não foi disputada todos os anos e sofreu interrupções, mas na última vez em que foi disputada, em 1998, colocou a frente dois países que nunca haviam conquistado o título: Brasil e Estados Unidos.

DC United e Vasco da Gama se encontraram em solo norte-americano para as duas partidas que iriam definir o campeão das américas. Na primeira partida, no RFK Stadium, em Washigton, os cariocas venceram pelo placar mínimo com gol marcado por Felipe. No jogo da volta, em Fort Lauderdale, o DC United venceu por 2×0 e conquistou o título máximo do continente no último ano em que foi disputado. Com gols de Sanneh e Pope e com o placar agregado de 2×1 a seu favor, o técnico Bruce Arena também começava sua vitóriosa carreira internacional.

Para alguns especialistas, o título é considerado um divisor de águas na vida dos dois times. No momnento em que o soccer dava os seus primeiros passos, o DC United venceu a MLS Cup do ano seguinte e se firmou como uma das equipes mais tradicionais do país. Enquanto isso, o Vasco perdeu para o Real Madrid na Copa Intercontinental e para o Corinthians, na final do Mundial de Clubes. A verdade, porém, é que pouco o título tem a ver com a trajetória das equipes daquele momento em diante.

Depois do DC United, apenas o LA Galaxy venceu a CONCACAF Champions League, em 2000, mas o clube da capital ainda é o único que se sagrou campeão derrotando um rival mexicano na final. Na ocasião, o Toluca não conseguiu vencer a equipe de Bruce Arena e que tinha Ben Olsen, atual treinador do United, como meio campista.

Veja os melhores momentos de DC United 2×0 Vasco da Gama, no segundo jogo da final da Copa Interamericana de 1998:

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

comentários